Já se deu conta dos principais deslizes que comete quando está na dor? E o quanto isso prejudica a sua carreira, a sua própria imagem, e pior de tudo: o quanto prejudica o desenvolvimento da equipe e os resultados da empresa?
Conteúdos
- 2 Grandes Problemas que Prejudicam a sua Liderança
- Liderança: Superando as Falhas dos Traços de Caráter
- Como Solucionar a Falha de cada Traço e Potencializar a sua Liderança
- 6 Dicas para Melhorar a Performance do seu Time e Maximizar os Resultados da sua Liderança
- Procurando Mais Respostas?
Quando sabemos como funcionamos, em vez de liderar na dor, usamos os nossos recursos e habilidades com excelência e nos tornamos os verdadeiros maestros, orquestrando os talentos de cada pessoa da equipe!
Entender como funciona a liderança em você, certamente vai permitir melhores resultados para você, para o seu time e para a empresa.
2 Grandes Problemas que Prejudicam a sua Liderança
PRIMEIRO
Quando você não se conhece. Não sabe como verdadeiramente funciona, não sabe quais são seus percentuais de cada traço, e tem dificuldade de administrar com sabedoria suas dores e medos, seus recursos e habilidades diante da liderança da sua vida pessoal e profissional.
SEGUNDO
Quando você trata todos os liderados do mesmo jeito! Um grande erro dos líderes é querer tratar todo mundo igual, quando na verdade deveria tratar como cada um funciona. Ser justo não significa tratar todos de modo igual. Saia do comum e não trate o outro como você gostaria, pois o outro é diferente de você e possivelmente gosta de coisas diferentes de você.
Além disso:
Tem a PRESSÃO EXTERNA do mercado, dos chefes, dos pares, as cobranças de metas e métricas.
A PRESSÃO INTERNA de superar suas próprias expectativas, mais a pressão da família e amigos, sem contar com os diversos ambientes tóxicos de trabalho.
E com tudo isso…
Provavelmente você está tentando existir do jeito que querem ou que te cobram que você seja e não do jeito que você é!
RESULTADO:
Você está gastando e desperdiçando energia não usando os seus traços a favor da sua liderança e dos seus liderados!
Juntando tudo que você acabou de ler: não se conhecer de verdade, não conhecer seus liderados, a pressão externa, a pressão interna, os ambientes tóxicos, não potencializar positivamente as suas habilidades fará com que você lidere na dor.
Estar na dor é agir usando seu mecanismo de defesa. Esse modo de funcionar tende a utilizar o lado negativo dos seus recursos. Estar na dor faz com que você não desfrute do seu potencial da melhor maneira. Movido por pensamentos e sentimentos negativos tenderá a usar seus recursos de forma destrutiva.
Liderança: Superando as Falhas dos Traços de Caráter
Cada traço de caráter tem o seu jeito único de ser! Por isso, é essencial que, através das características de cada traço, aprenda a identificar o comportamento que tende a ter quando está na dor (onde muito provavelmente cometerá falhas), para que saiba se cuidar e voltar para o recurso.
Traço Esquizóide na Liderança
- Tenta se desconectar, pois não gosta muito de interagir
- Existe um conforto dele quando não tem uma interação muito próxima com as pessoas, no entanto isso o distancia do time
- Ele prefere ficar mais isolado, mais reservado e não saber muito o que está acontecendo ali.
- Essa dificuldade de interação reduz a empatia e cria um afastamento, pois ele entra em sua caverna existencial
- Como ele é muito racional, rápido e cognitivo, pode não ter muita paciência para ouvir o que outro tem a dizer se o outro não for objetivo
- Perde o foco com facilidade se tiver muita rotina
- se torna extremamente antipático e intolerante quando as pessoas não conseguem acompanhar sua forma de ver as soluções, que na cabeça dele deveria ser natural
O traço de caráter esquizóide é muito criativo e imaginativo. Na dor ele vai criar imagens negativas em sua mente, podendo distorcer a realidade. No recurso ele é capaz de criar coisas que ainda não existem. se ele estiver no recurso entra na caverna não para se esconder, mas para criar coisas incríveis.
Traço Oral na Liderança
- Diferentemente dos esquizóides, os orais têm uma necessidade muito grande de contato e de proximidade com as pessoas.
- O problema é se aproximar demais e acabar confundindo as coisas, pois tem dificuldade de delimitar alguns comportamentos.
- Se preocupa em não magoar o outro, então tem dificuldade em chamar atenção ou dar um feedback mais duro quando necessário, seja para reconstrução, para reorientação, para correção e ajuste de erro.
- Tem dificuldade em conseguir colocar limite ou mesmo dizer não, então acaba se sobrecarregando e na sobrecarga, a qualidade do seu próprio trabalho também pode ficar comprometida
- Bom demais com todo mundo, próximo de cada pessoa da equipe, carinhoso com todo os time
- Gestor muito participativo, mas precisa da ajuda dos seus outros traços para o equilíbrio.
O traço de caráter oral é intenso, no recurso ele fica muito feliz e na tristeza sua dor é também intensa. Tende a se colocar como vítima e esperar que os outros adivinhem o que ele precisa.
Traço Psicopata na Liderança
- Demora um pouco a confiar nas pessoas e observa o ritmo de cada um.
- Geralmente as pessoas tendem a se ressentir com o seu jeito, já que ele não confia na forma que as pessoas vêem esse comportamento.
- Agressivo e comandante
- Interesseiro e frio, não demonstra suas emoções e não se deixa envolver.
- Quer aparecer, quer brilhar, ter o seu espaço, mas às vezes acaba comprometendo a própria imagem, porque é visto, muitas vezes, pelo time como uma pessoa de nariz empinado, egoísta que só pensa nele próprio.
Tal comportamento pode gerar um grande afastamento do time, o que compromete os resultados que possam vir a ser alcançados.
O traço de caráter psicopata é articulador! No recurso ele usa seu potencial para somar, juntar forças, prosperar, valorizando o ganha-ganha. Na dor ele vai manipular para mostrar poder, tende a ser controlador e vingativo.
Traço Masoquista na Liderança
- Se prende no detalhe, qualidade e perfeição em tudo
- Tem a forte necessidade de ver tudo no detalhe e quando faz isso de maneira excessiva, deixa todos à sua volta desconfortáveis
- Movido pela segurança e na tentativa de evitar erros, revisa tudo criteriosamente, para garantir que não terá problemas.
- Na dor, fica explosivo ou calado, que deixa quem está próximo com níveis de estresse elevados, onde consequentemente gera na equipe uma falta de compromisso e autodefesa.
- Vai acumulando todos os problemas, mas num determinado momento explode e sai atropelando tudo , passando como um trator por cima das pessoas.
O traço de caráter masoquista é forte e inclusive para suportar coisas difíceis. No recurso ele sabe extravasar sua tensão, é organizado e sabe o que fazer. Na dor ele tende a explodir, não pensa, age por impulso ou se fecha e se cala.
Traço Rígido na Liderança
- Quer brilhar, quer ter os holofotes sobre si mesmo
- Está sempre de olho nos pares, no mercado e nas oportunidades, quer se provar e provar para todos que é o melhor
- Por mais que diga que não está nem aí para uma posição de destaque, tenta parecer “tranquilão”, mas nem sempre está pleno.
- Como ele quer muito holofote, ele vai querer trazer os olhares para si e vai fazer o melhor para ganhar, por isso é extremamente competitivo.
- Rígido na dor, tende a ofuscar o time que trabalhou com ele, e não dar o devido reconhecimento, não dar o devido valor, principalmente se ele achar que alguém tentou se aproveitar de alguma situação.
O traço de caráter rígido é ágil, determinado, rápido, habilidoso e competitivo. No recurso ele tende a usar suas habilidades para prosperar, atingir seus objetivos, se aprimorar. Na dor ele fica arisco, tudo vira uma “batalha”, fica confuso, dividido.
Você consegue perceber o quanto isso pode ser danoso para uma posição de liderança?
Lembrando que tudo isso é quando os traços estão na dor e são muitas pessoas nas posições de liderança que funcionam na dor, elas sofrem e fazem o time sofrer!
Leia também: 5 Tipos de Liderança. Melhor forma de Lidar com seu Chefe
Conecte-se com a sua Essência e Domine o seu Verdadeiro Potencial!
Receba por e-mail os novos artigos do Blog Exponencial:
Como Solucionar a Falha de cada Traço e Potencializar a sua Liderança
Para potenciar a sua liderança é necessário você se conhecer, saber o que aciona sua dor e o que fazer para sair dela.
Em um ambiente saudável cada traço vai liderar com maestria. Vai maximizar as habilidades dos traços, tanto para Líderes quanto para os liderados.
Por exemplo:
Esquizóide
Consegue viver mais tempo no mundo real, compartilha e materializa suas idéias, potencializa sua visão “solucionática”.
Oral
No recurso é capaz de adivinhar o que as pessoas sentem e pensam, sua intuição fica aguçada e assertiva.
Psicopata
Usa sua habilidade de liderança para atingir seus objetivos estimulando e auxiliando no aprimoramento dos talentos das pessoas ao seu redor.
Masoquista
Fica seguro, confiante, executa melhor que todos os outros traços por ser perfeccionista, detalhista e ser orientado a garantir que tudo dê certo.
Rígido
Sabe seus limites, sabe delegar, sabe o que fazer e quando, simplifica os processos mantendo a qualidade, buscando perfeição e agilidade.
No recurso todos se sentem seguros, confiantes, sabem no que são bons, sabem delegar e valorizar os talentos dos outros traços, somando forças e habilidades. Fazem escolhas mais saudáveis e assumem o que é de sua responsabilidade.
Veja algumas situações:
- Alguém muito rígido sendo liderado por um chefe com predominância dos traços de caráter psicopata e masoquista.
- Pessoa com traço de caráter oral trabalhando sozinho é muito desconfortável para ele, mas isso é tranquilo para os outros traços
- A competição é muito boa para os rígidos, mas sufoca as pessoas com predominância dos traços oral e esquizóide.
Percebe como a falta deste conhecimento por interferir na sua liderança?
Buscar ajuda pode fazer a grande diferença para obter os resultados desejados e te colocar em local e posição de destaque.
A Solução a caminho…
– Olhar para seus traços e entender que se não souber administrar as suas dificuldades e habilidades, pode colocar em jogo a liderança
– Saber aquilo em que você é bom e no que precisa melhorar. Conheça a sua equipe, como cada um deles funciona e de que forma cada um pode contribuir
– Estará mais completo e mais realizado, fazendo o que gosta e entregando melhores resultados
– Estruturar o time usando os talentos de forma natural para maximizar os resultados
– Aprenda, pratique e coloque isso no dia a dia
– Ter um time mesclado dos traços é muito vantajoso! Inclusive com picos diferentes do seu para complementar as suas necessidades
– Não importa se você é líder ou liderado, mas a sua mudança de comportamento vai influenciar no time onde você faz parte.
6 Dicas para Melhorar a Performance do seu Time e Maximizar os Resultados da sua Liderança
Dica 1 – Conheça-se
A primeira coisa é se conhecer, saber como você funciona, saber quais os percentuais dos seus traços, pois isso te ajudará a administrar com sabedoria suas dores e medos, os seus recursos e habilidades.
Para que você saiba fazer melhores escolhas e aproveitar cada oportunidade da sua vida, de acordo com o que é bom e saudável para o seu jeito de funcionar.
Dica 2 – Relacione-Se
Conheça e se relacione com seu time.
Um grande erro do líder é querer tratar todo mundo igual, quando ele deveria tratar como cada um funciona. Exemplo: dar holofotes para as pessoas do time que tem mais rigidez e mais caverna para os esquizóides, isso, com certeza trará mais conforto para cada um deles e consequentemente mais resultados nessa liderança assertiva.
Ser justo não significa tratar todos de modo igual.Saia do comum e não trate o outro como você gostaria, pois o outro é diferente de você e possivelmente gosta de coisas diferentes de você. Um time mesclado dos traços é muito vantajoso! Inclusive com picos diferentes do seu para complementar.
Dica 3 – Personalize
Qual é o melhor lugar para cada um de acordo com os perfis e traços?
Saiba o perfil de cada pessoa do time para alocar adequadamente as tarefas e atividades de acordo com as habilidades específicas de cada. Isso dará um upgrade na alta performance e nos resultados.
A relação entre líder e liderado naturalmente se potencializa.Não importa se você é líder ou liderado, mas a sua mudança de comportamento vai influenciar no time onde você faz parte.
Dica 4 – Revele-Se
Vulnerabilidade e Apoio.
Ser vulnerável não é ser fraco, pelo contrário, até porque para o líder assumir que precisa de ajuda e apoio, isso é sinal de coragem.
Pedir ajuda pode fazer a grande diferença para obter os resultados e te colocar em posição de destaque.
Dica 5 – Delegue
Aprenda a delegar.
Utilize a delegação como ferramenta, mas atenção: delegue e não delargue! Delegue e oriente. Organize um plano junto com a pessoa. Agende momentos de acompanhamento periódico com feedback. Estabeleça o escopo do trabalho e ajuste o seu controle de pontos específicos e não da tarefa toda em todos os detalhes, desta forma você líder, terá mais tempo para gerenciar outros projetos, isso te trará muitos benefícios.
Dica 6 – Foque
De olho no resultado.
Líder seja o maestro do seu time.Não perca o foco da meta e do resultado.
Saiba exatamente onde quer chegar e quais as habilidades de cada liderado do seu time.
Procurando Mais Respostas?
O corpo tem as respostas que você tanto procura e eu vou te ajudar a encontrá-las!
É importante deixar todos os traços estimulados para não entrarem na dor, mas é essencial priorizar os traços com maiores evidências, aqueles que têm maiores porcentagens.
Quer saber como você funciona, deixar de liderar na dor, usar os seus recursos e habilidades com excelência e se tornar o verdadeiro maestro, orquestrando os seus talentos e de cada pessoa da equipe?
Então você precisa saber quais são seus traços predominantes para ter mais excelência, maestria e potencializar a sua liderança. Para saber as porcentagens de cada traço, e descobrir o seu tipo de liderança, é necessário realizar a Análise Corporal.
Essa análise te ajuda a entender como você funciona, quais são suas características e singularidades, seus conflitos, o porquê você faz o que faz e da forma que você faz. Aprenda como cada traço afeta o seu estilo de liderança e a sua vida de forma positiva e negativa, através da Análise Corporal.Veja aqui a história de pessoas que eu ajudei a transformarem-se nas suas melhores versões! Clica aqui e fala comigo no whatsapp.