Com ele, você nunca precisa se preocupar! Por um lado, filhos com traço masoquista são fáceis de educar porque eles são organizados, planejam as coisas muito bem e são ótimos ouvintes. Mas, ao mesmo tempo, eles se sentem muito mal quando você chama a atenção na frente de outras pessoas – e buscam constantemente uma segurança que, talvez, você não saiba como oferecer.
Reconheceu alguma das situações acima? Então é muito provável que você tenha um filho com o traço de caráter masoquista! Crianças e adolescentes com esse traço corporal mais evidente apresentam desafios específicos – e têm necessidades que, sem entender de onde vêm, talvez você não consiga suprir. Confira também os outros artigos desta série, que trazem dicas gerais para a criação de filhos e os manuais dos filhos esquizoides, orais e psicopatas.
Pronto para conhecer o Manual para educar seu filho masoquista? Isso é o que você vai encontrar aqui:
- Comportamentos de crianças e adolescentes com o traço de caráter masoquista
- Características físicas do traço de caráter masoquista
- O superpoder das crianças e adolescentes com traço de caráter masoquista
- Como lidar para melhorar o relacionamento ao educar o filho masoquista
- O “pulo do gato” na criação dos filhos masoquistas
- Desvende os segredos com a Análise Corporal
Você tem um filho muito organizado? Entenda como ele se comporta e como lidar melhor!
O traço corporal masoquista é o quarto dos 5 traços corporais formados no processo de mielinização do corpo e da mente. Ele acontece no período do desfralde, por volta dos dois anos e meio até aproximadamente os três anos e meio de idade. É nessa fase que surge toda a preocupação e cautela que são característicos desse traço de caráter.
Comportamentos de crianças e adolescentes com traço de caráter masoquista:
Características físicas do traço de caráter masoquista:
- boca com tensão muscular e dentes desalinhados
- tronco quadradinho, com musculatura densa e firme
- bumbum amassadinho
- pernas grossas e troncudas
O superpoder do masoquista: Consolidação
Os filhos com mais evidências corporais do traço de caráter masoquista desenvolvem o incrível recurso da consolidação, que traz consigo grandes habilidades. Seus superpoderes são: resiliência, detalhismo, planejamento e organização.
💡Descubra o que os personagens do filme Divertidamente dizem sobre você!
Como lidar com crianças e adolescentes com traço de caráter masoquista:
Se o seu filho tem mais evidências do traço corporal masoquista e gosta de muita segurança, roteiro e organização, ele tende a ser mais obediente e gosta de planejar tudo nos mínimos detalhes. Filhos masoquistas gostam de rotina e têm facilidade em organizar os brinquedos por textura, cor e tamanho. Ou seja, são metódicos, gostam de fazer tudo certinho e deixar tudo arrumado e bem organizado.
Crianças com alto traço de masoquista possuem bastante medo de falhar, por isso estão sempre atentas e preocupadas, principalmente quando precisam se expor para outras crianças e pessoas. Elas precisam de regras claras, pois têm muito receio de errar e serem repreendidas sem saberem o porquê. Ofereça segurança e mostre que elas podem confiar em você. Confira também essas dicas para evitar que criem dependência emocional dos pais.
Quando os masoquistas errarem, não os corrija ou dê lições de moral na frente de outras pessoas, pois eles não gostam de ser expostos – principalmente se fizeram algo errado. Também não exija que eles se abram e falem demais sobre os seus sentimentos. Não cobre deles agilidade, pois precisam de tempo para fazer bem feito o que se comprometem a fazer. Seguindo essas dicas, você os ajuda a libertarem sua melhor versão.
Dicas para melhorar o relacionamento ao educar o filho masoquista
Assim como as crianças do traço corporal oral, as crianças do traço corporal masoquista são muito sensitivas e têm muita dificuldade em dizer “não”. Portanto, não dê o seu “fardo” para elas carregarem. Elas são resilientes, aprendem com a situação e evoluem – mas observe se você não está dando peso demais para ela carregar.
Não espere espontaneidade, improviso e que seus filhos com alto traço corporal masoquista exponham seus sentimentos. Eles são mais calados e guardam tudo para si. No entanto, espere muita força, cautela, atenção e cumplicidade. Estimule seus filhos masoquistas valorizando e reconhecendo a capacidade que eles têm de lidar com coisas difíceis e com detalhes.
Para evidenciar os superpoderes dos filhos que têm pico alto do traço de caráter masoquista, crie um ambiente que lhes garanta tempo e recursos suficientes para planejar e organizar suas ideias. Tente mantê-los informados sobre possíveis mudanças ou situações que possam quebrar a sua rotina e ofereça brincadeiras, jogos e esportes que exijam precisão, como, por exemplo, xadrez e quebra-cabeças. Jogos que oferecem organização, como os famosos cubos mágicos, também são uma ótima ideia. Ofereça garantias e segurança para que o masoquista possa caminhar sozinho e fazer suas escolhas com menos receio de errar.
“O pulo do gato” para ajudar os pais que têm Filhos Masoquistas
ALERTA: Não os corrija na frente dos outros
DICA: Ofereça colo e segurança
Quer saber mais sobre como os masoquistas se comportam?
- Como lidar com um chefe masoquista
- Qual é o estilo de liderança do masoquista
- Como crescer na carreira utilizando os superpoderes masoquistas
Desvende os segredos com a Análise Corporal
Agora você já deve ter percebido que as suas expectativas não vão ser supridas pelos filhos masoquistas. Não importa o quanto você espera espontaneidade e abertura deles, a tendência do seu filho é agir justamente da forma contrária. E está tudo bem! Os traços de caráter não têm nada de errado – eles apenas falam sobre como as pessoas funcionam. Ou seja, cabe a você compreender as características do seu filho para conseguir ter a melhor relação possível com ele, respeitando seus limites e o seu espaço.
Também não queremos que você se sinta culpado(a) pela forma como educou seu filho masoquista até agora. O importante é que, nas próximas vezes, você saberá exatamente como lidar com ele para evitar que ele caia na dor da humilhação.
Se quiser entender ainda melhor como o seu filho funciona, você pode fazer uma Análise Corporal. Esse método científico pode ser aplicado em crianças a partir dos 7 anos de idade, desde que com o consentimento e autorização dos pais e responsáveis. Ela realiza uma análise completa de cada pessoa para entender como os cinco diferentes traços – esquizoide, oral, rígido, psicopata e masoquista – se combinam para formar uma personalidade única. Por isso, essa ferramenta é muito valiosa para melhorar a dinâmica entre pais e filhos. Veja casos reais de família!
Referências: O Corpo Explica.